1963
A Obra Social Santa Isabel – OSSI, foi fundada em 11 de fevereiro de 1963 em Brasília – DF
OSSI executa:
A Obra Social Santa Isabel é uma Entidade de Assistência Social, atua no âmbito da proteção social básica, prestando Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa.
+ 288.357
Atendimentos sociais realizados no exercício de 2019
Metas:
Asa Sul – 40 idosos
Brazlândia – 200 idosos
Publico Alvo: Pessoa Idosa do Distrito Federal.
Participam pessoas idosas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e ou isolamento social e familiar.
QUEM SOMOS
A Obra Social Santa Isabel, tem sua Sede em Brasília, Distrito Federal, e presta serviço de proteção social básica, proporcionando a construção de vínculos familiares e comunitários, incentivando a socialização e a convivência como processo civilizatório e de cidadania.
A Obra Social Santa Isabel, foi fundada em 11 de fevereiro de 1963, com a missão de prestar serviço a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social. Na sua origem teve como público alvo, os candangos, denominação esta, dada as pessoas que vieram para Brasília de diversas regiões do Brasil, como mão de obra, para construir a cidade que surgia no Planalto Central, a Capital do Brasil. Acompanhando a situação das famílias desses candangos, a Obra Social Santa Isabel abriu espaço de acolhida, para mulheres, adolescentes e crianças que ficavam sem nenhum atendimento.
A Obra Social Santa Isabel, mantinha atendimento permanente e sistemático, com atividade socioeducativa para as crianças, alfabetização para adultos, oficinas laborais para as mulheres, bem como ambulatório itinerante para os primeiros socorros dos trabalhadores da própria comunidade local e espaço de lazer para confraternização comunitária.
Acompanhando o processo evolutivo da sociedade a OSSI na década de 90 e inicio do novo milênio, expandiu a suas atividades para além do Distrito Federal e direcionou suas atividades para a mulher chefe de família, foram diversos os grupos formados e acompanhados pela OSSI, em Brasília, Brazlândia, Teófilo Otoni e Novo Cruzeiro – MG, Santa Brígida na Bahia, Bagé no RS e Valparaíso de Goiás – GO, oportunizando capacitação para o trabalho, através dos diversos cursos oferecidos, formação para a cidadania e dinâmicas de resgate da autoestima.
Em 2004 quando foi aprovada a Política nacional da Assistência Social que desencadeou o processo de efetivação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, a OSSI acompanhando o processo de mudanças, reordenou mais uma vez sua prestação de serviço, voltando seu trabalho com exclusividade para a Pessoa Idosa, através do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
A Obra Social Santa Isabel ao longo dos seus 57 (cinquenta) anos, sempre manteve a sua identidade de protagonista da política da assistência social, organizando a partir de percursos e conquistas, aquisições progressivas com seus usuários, observando o ciclo de vida, respeitando sua cultura e singularidade, numa acolhida de reconhecimento à dignidade humana.
A Obra Social Santa Isabel, presta serviço de Atendimento e Defesa dos Direitos, executando através de seus Programas, Projetos e Serviços, tendo como atividade preponderante, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa idosa, focando o desenvolvimento das atividades num processo de envelhecimento saudável, autonomia e sociabilidade de seus usuários.
Para o desenvolvimento de seus Projetos, a Obra Social Santa Isabel, conta com presença e o serviço das Religiosas Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que mantém a Obra, com recursos próprios e mantém Parceria com o Poder Público através da Secretaria de Estado Desenvolvimento Social – SEDES/DF através do Termo de Colaboração n° 07/2016, conta também com o apoio do Convênio de Mútua Cooperação, com a Entidade de Assessoria Jurídica e Defesa dos Direitos – EAJUD e com o Instituto das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã – IFRAPEC – RS. A Obra Social conta com o apoio de seus associados colaboradores e de pessoas voluntárias que prestam serviços relevantes à Comunidade.
Princípios: “Justiça, Ética, Solidariedade, Respeito, Dignidade, Paz e Alegria.”
Valores: “Responsabilidade, Protagonismo, Cidadania, Autonomia, Dialogo e Convivência.”
Missão: “Defender a vida e a dignidade humana, mediante a articulação solidária junto aos destinatários da assistência social, para a conquista e efetivação dos direitos sociais e da cidadania.”
Visão: “Ser referência na sociedade civil, como Entidade de Assistência Social, que presta Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa – SCFV, na conquista do protagonismo e do reconhecimento da Dignidade Humana e Cristã”.
DIRETORIA
Ir. Luzia Pereira Nunes Diretora Presidente
Ir. Maria Tereza Diniz Vice Diretora Presidente e Secretária
Ir. Maria Teresinha Bach Diretora Tesoureira
Irmã Luzia Pereira Nunes Diretora Presidente
Assistente Social.
Especialização em Planejamento e Administração de Projetos Sociais.
Irmã Teresinha Both.
Coordenadora do SCFV da OSSI Brazlândia – DF.
Pedagoga;
Diretora da Filial de Brazlândia – DF Coordenadora Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Pessoa Idosa – SCFV, Termo de Parceria e colaboração nº 07/2016.
Assembleia Eletiva da Obra Social Santa Isabel – OSSI – mandato de setembro de 2021 a setembro de 2024.
No dia 11 de setembro de 2021 foi realizada a Assembleia Eletiva da Obra Social Santa Isabel – OSSI, em sua sede, Brasília – DF. A Obra Social Santa Isabel elegeu a sua Diretoria e o Conselho Fiscal para o mandato de setembro de 2021 a setembro de 2024.
Conselho Fiscal
Roberta Borges da Silveira
Teresinha Both
Maria Esteves Lima
Suplente: Amanda Lopes dos Santos
A OSSI continua realizando sua prestação de serviço à pessoa idosa, de forma híbrida, desde o início de Outubro voltamos com as atividades presenciais.
MADRE MADALENA DAMEM
IRMÃS FRANCISCANAS DA PENITÊNCIA E CARIDADE CRISTÃ.
A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada no dia 10 de maio de 1835, por Madre Madalena Damen, na Holanda.
Madre Madalena com nome de batismo Catarina, filha de camponeses, viveu entre o povo simples do interior que valorizava suas tradições e era fiel à fé católica. Desde cedo viu e experimentou a dura realidade de um povo explorado e oprimido.
No seio familiar conheceu um Deus bom e providente e a Ele confiou sua vida. Este aprendizado foi a força de sua jornada: “Deus Proverá!” Em pouco tempo outras companheiras se aproximaram e foram acolhidas com alegria e na certeza que Deus as enviara. Não se cansava de repetir: “Deus é bom, Deus é muito bom!”
No décimo ano de fundação a Congregação espalhou-se para outros países e continentes, levando a mensagem de que a obra é de Deus e Deus cuidará. As Irmãs Franciscanas estão presentes em 13 Países hoje no mundo.