SCFV – BSB
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos à Pessoa Idosa.
Brasília – Sede Plano Piloto
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Pessoa Idosa – SCFV – intitulado “Ser e Conviver” da Obra Social Santa Isabel, em Brasília, Plano Piloto – na Asa Sul, desde maio de 2007, são desenvolvidas de forma ininterrupta atividades diárias semanais, continuadas com intuito de gerar e fortalecer os vínculos sociais dos idosos participantes e ao mesmo tempo melhorar condições de saúde física e mental com os trabalhos desenvolvidos dentro do serviço de convivência garantindo a efetivação ao idoso, do direito à vida, à saúde, alimentação, educação, a cultura, ao esporte, à dignidade ao respeito à convivência familiar e comunitária.
O SCFV na Asa Sul, é autossustentável, mantem-se com recursos próprios, gerados pelo Restaurante Self-service, situado na sede e parceria com a EAJUD – Entidade de Assessoria Jurídica e Defesa dos Direitos.
As diretrizes citadas na tipificação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a pessoa idosa, prevista na Resolução 109/2009 do CNAS, norteiam o plano de trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar que visa promover a autonomia e a melhora substancial da qualidade de vida e da autoestima dos idosos que fazem parte deste serviço de proteção social básica.
Ainda fundamentamos a necessidade deste trabalho desenvolvido no coração do Distrito Federal, em um trabalho de pesquisa realizado pelo Núcleo de Estudo em Pesquisas da Terceira Idade da UNB, e publicado em 2006 em uns renomados veículos de informação jornalístico, que afirma: “ O idoso no Plano Piloto e Lagos Sul e Norte, levam vida confortável, mas sofrem com o isolamento, nas satélites o idoso é mais integrado à vizinhança e a própria família. As pessoas assistem televisão e debatem a programação. Já no Plano Piloto, Lago Sul e Norte, os idosos tem sua televisão no quarto. Os netos também passam o dia todo afastados, com atividade extracurriculares, enquanto que nas cidades que circundam Brasília, é comum os avós cuidarem dos netos fora do período escolar.” A pesquisadora e antropóloga Maria Lais Mousinho, conclui dizendo: “Os Idosos do Plano Piloto não se queixavam do comportamento dos filhos e netos, mas lamentavam que o trabalho de uns e a escola de outros impedem que passassem mais tempo juntos. Embora eles tenham mais recursos e mais cultura, estão mais afastados do convívio familiar e social” .
A partir deste resultado, a OSSI assumiu esta causa, e deu início em sua sede no Plano Piloto a formação do SCFV com o Grupo “Ser e Conviver” tendo como lema “Esperança e vida”.
O SCFV da OSSI, na Asa Sul, gera impactos positivos promovendo a redução de danos, no processo do envelhecimento ativo e qualidade de vida dos idosos assistidos indo além das fronteiras institucionais.
Neste sentido passamos ao relato mais detalhado das atividades executadas em nosso plano de trabalho semanal em atividades realizadas quatro horas por dia e conta com a seguinte programação:
Segunda feira: horário da tarde – inclusão digital para a pessoa idosa – aulas de informática com acesso à internet;
Terça feira:horário da tarde, a partir das 14h30 – Tarde de Convivência com Capoterapia, dinâmicas variadas: Palestras, exercícios físicos, espiritualidade, confraternizações, filmes e interatividade;
Quarta feira: horário da tarde – Informática;
Quinta feira: horário da tarde – Oficina Ocupacional;
Sexta feira: horário da manhã – inclusão digital para a
pessoa idosa – aulas de informática com acesso à internet.