
1963
A Obra Social Santa Isabel – OSSI, foi fundada em
11 de fevereiro de 1963 em Brasília – DF

OSSI executa:
A Obra Social Santa Isabel é uma Entidade de Assistência Social, atua no âmbito da proteção social básica, prestando Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa.

Metas:
Asa Sul – 60 idosos
Brazlândia – 100 idosos

Publico Alvo: Pessoa Idosa do Distrito Federal.
Participam pessoas idosas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade e ou isolamento social e familiar.
QUEM SOMOS
Obra Social Santa Isabel (OSSI)
A Obra Social Santa Isabel (OSSI), com sede em Brasília, Distrito Federal, presta serviços de proteção social básica, promovendo a construção de vínculos familiares e comunitários, incentivando a socialização e a convivência como processo civilizatório e de cidadania.
História
Fundada em 11 de fevereiro de 1963, a OSSI surgiu com a missão de atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social. Inicialmente, seu público-alvo eram os candangos — trabalhadores que migraram de diversas regiões do Brasil para construir Brasília. Ao acompanhar a realidade das famílias desses trabalhadores, a OSSI passou a acolher mulheres, adolescentes e crianças que ficavam desassistidos.
No início, as atividades incluíam atendimento permanente e sistemático, com ações socioeducativas para crianças, alfabetização de adultos, oficinas laborais para mulheres e um ambulatório itinerante para primeiros socorros dos trabalhadores. A entidade também promovia espaços de lazer para fortalecer a convivência comunitária.
Com o passar dos anos, especialmente nas décadas de 1990 e 2000, a OSSI expandiu suas ações para além do Distrito Federal, abrangendo localidades como Brazlândia, Teófilo Otoni e Novo Cruzeiro (MG), Santa Brígida (BA), Bagé (RS) e Valparaíso de Goiás (GO). Nesse período, o foco passou a ser a capacitação profissional e o fortalecimento da autoestima de mulheres chefes de família, promovendo cidadania e autonomia.
Em 2004, com a aprovação da Política Nacional de Assistência Social e a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a OSSI reestruturou suas atividades, direcionando o trabalho exclusivamente para a pessoa idosa. Desde então, realiza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovendo um envelhecimento saudável, autonomia e sociabilidade dos usuários.
Identidade e Atuação
Ao longo de seus 62 anos de existência, a OSSI manteve seu protagonismo na política de assistência social, desenvolvendo atividades fundamentadas no respeito ao ciclo de vida, na valorização da cultura e na promoção da dignidade humana.
A entidade executa programas, projetos e serviços de atendimento e defesa de direitos, com destaque para o SCFV voltado à pessoa idosa. Para viabilizar suas ações, conta com o apoio das Religiosas Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que garantem recursos próprios, além de parcerias com o poder público, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES/DF), e colaboração de entidades como EAJUD e IFRAPEC. A OSSI também conta com associados, colaboradores e voluntários que prestam serviços relevantes à comunidade.
Princípios
- Justiça
- Ética
- Solidariedade
- Respeito
- Dignidade
- Paz
- Alegria
Valores
- Responsabilidade
- Protagonismo
- Cidadania
- Autonomia
- Diálogo
- Convivência
Missão
Defender a vida e a dignidade humana, articulando ações solidárias com os destinatários da assistência social, visando à conquista e efetivação dos direitos sociais e da cidadania.
Visão
Ser referência na sociedade civil como entidade de assistência social, reconhecida pela prestação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a pessoa idosa (SCFV), promovendo protagonismo e dignidade humana e cristã.
DIRETORIA

Ir. Luzia Pereira Nunes Diretora Presidente
Ir. Maria do Socorro Rocha Porfírio Diretora Vice-Presidente
Ir. Maria Tereza Diniz Diretora Secretária
Ir. Teresinha Both Diretora Tesoureira
Diretoria e Conselho Fiscal

Conselho Fiscal
Roberta Borges da Silveira
Maria Esteves Lima
Lourdes Geneci Rodrigues
Suplente: Maria Teresinha Bach
MADRE MADALENA DAMEM
IRMÃS FRANCISCANAS DA PENITÊNCIA E CARIDADE CRISTÃ.
A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada
no dia 10 de maio de 1835, por Madre Madalena Damen, na Holanda.
Madre Madalena com nome de batismo Catarina, filha de camponeses, viveu entre o povo
simples do interior que valorizava suas tradições e era fiel à fé católica.
Desde cedo viu e experimentou a dura realidade de um povo explorado e oprimido.
No seio familiar conheceu um Deus bom e providente e a Ele confiou sua vida. Este
aprendizado foi a força de sua jornada: “Deus Proverá!” Em pouco tempo outras
companheiras se aproximaram e foram acolhidas com alegria e na certeza que Deus
as enviara. Não se cansava de repetir: “Deus é bom, Deus é muito bom!”
No décimo ano de fundação a Congregação espalhou-se para outros países e continentes, levando a mensagem de que a obra é de Deus e Deus cuidará. As Irmãs Franciscanas estão presentes em 13 Países hoje no mundo.
